Conhecendo o Active Directory Administrative Center do Windows Server 2008 R2

Padrão

Sumário

Neste artigo você conhecerá uma nova ferramenta de administração do Active Directory do Windows Server 2008 R2, o Active Directory Administrative Center.

Introdução

É normal na correria do dia a dia gerenciarmos objetos como usuários, computadores, grupos, etc. No Windows Server 2008 R2 existe uma ferramenta que nos auxiliará nesta administração de uma maneira simples e eficaz: o Active Directory Administrative Center.

Com ele é possível criarmos e gerenciarmos grupos, computadores, usuários, unidades organizacionais e objetos InetOrgPerson, além de fazer buscas avançadas e tarefas administrativas de uma maneira muito mais amigável e simples do que o Active Directory Users and Computers

Neste artigo vocês verão como o Active Directory Administrative Center ou ADAC pode ser usado para gerenciar, organizar e localizar os objetos dos seus domínios.

Procedimento

Faça logon em um controlador de domínio Windows Server 2008 R2 e clique em Start>Administrative Tools>Active Directory Administrative Center.

Figura 1 – Ferramenta Active Directory Administrative Center

Ela também pode ser aberta pelo Executar com o comando dsac, conforme figura 2:

Figura 2 – Abrindo o dsac

Depois de abrir o ADAC, do lado esquerdo temos a guia Overview, Domínio e o Global Search.

Na opção Overview existem algumas ferramentas chamadas Contents. Elas podem ser adicionadas ou removidas pelo Add Contents para customizar o ADAC de acordo com suas necessidades:

Figura 3 – Adicionando Contents

Um dos contents mais utilizados seria o Reset Password, onde é possível trocar a senha do usuário de uma maneira rápida e precisa, além dos atributos trocar a senha no próximo logon e desbloquear conta, duas check box abaixo do usuário e senha:

Figura 4 – Trocando a senha de um usuário

Na segunda guia (que é exibida com o nome netbios do domínio) é possível gerenciarmos os objetos e os seus domínios. Podemos fazer simples ações como criação de um usuário até configurações mais avançadas como aumentar o nível funcional da floresta, por exemplo.

Figura 5 – Opções de gerenciamento do domínio

Na guia Global Search podemos fazer consultas com simples critérios e a partir do resultado gerenciarmos os objetos. No exemplo abaixo é feita uma pesquisa usando o critério de contas bloqueadas e pelo nome que comece com a letra “J”.

Figura 6 – Critérios de busca adicionados

Figura 7 – Usuários com a conta bloqueada que comecem com a letra J

Pelo resultado é possível gerenciar os objetos nas opções do lado direito com tarefas como desbloquear, mover, propriedades e algumas outras.

Figura 8 – Tarefas administrativas do objeto usuário

As consultas podem ser convertidas para o formato LDAP para serem usadas para outras finalidades também, sem a necessidade de programação avançada.

Figura 9 – Consulta convertida para LDAP

Neste outro exemplo da figura 10 é possível modificarmos os critérios de pesquisa ou simplesmente adicionar mais critérios. Lembrando que os objetos só serão exibidos caso todos os critérios sejam verdadeiros.

Figura 10 – Modificando os critérios de pesquisa

Pelo resultado da pesquisa, com um duplo clique no objeto selecionado você poderá configurar os atributos por um método de visualização mais robusto e organizado do que o convencional.

Figura 11 – Atributos do usuário

Além das três guias padrões existe a opção Add Navigation Nodes onde é possível criarmos mais guias de visualização, por exemplo, de uma OU específica conforme figura 12:

Figura 12 – Guia customizada

Estes são alguns exemplos que mostram esta ótima ferramenta que fornece mais opções que o Active Directory User and Computers para gerenciamento de objetos, essencial para a administração diária de recursos de uma forma simples e amigável.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s