Instalando o WSUS 3.0 SP2 (pt-BR)

Padrão

Objetivo

Esse artigo tem como objetivo demonstrar como instalar o WSUS (Windows Server Update Services) 3.0 SP2 de forma rápida e fácil.

Aplica-se a:

  • Windows Small Business Server 2003;
  • Windows Small Business Server 2008;
  • Windows Server 2003 SP1 ou superior;
  • Windows Server 2008 SP1 ou superior;
  • Windows Server 2008 R2.

Visão Geral

O Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2 (WSUS 3.0 SP2) permite que administradores de TI distribuam as últimas atualizações de praticamente todos os produtos Microsoft, para computadores executando os sistemas operacionais Windows XP Professional RTM, SP1, SP2 ou versões mais recentes, Windows Vista, Windows 7, Windows Small Business Server 2003, 2005 ou 2008, Windows Server 2003 SP2 ou versões mais recentes, Windows Server 2008 SP1 ou versões mais recentes, Windows Server 2008 R2.

O WSUS 3.0 é o sucessor do WSUS 2.0, o qual trás novas melhorias em performance, nova console, e flexibilidade no gerenciamento das atualizações.

Pré-requisitos de Software do Servidor do WSUS

Um dos seguintes sistemas operacionais com suporte:

  • Windows Server 2008 R2;
  • Windows Server 2008 SP1 ou versões mais recentes;
  • Windows Server 2003 SP1 ou versões mais recentes;
  • Windows Small Business Server 2008;
  • Windows Small Business Server 2003;

Observe que pré-requisitos adicionais se aplicam ao Windows Small Business Server. Consulte a seção “Pré-requisitos do Windows Small Business Server” para obter mais informações.

  • IIS 6.0 ou versões mais recentes;
  • O Microsoft .NET Framework 2.0 ou versões mais recentes;
  • Um dos seguintes bancos de dados com suporte:
    • Microsoft SQL Server 2008 Express, Standard ou Enterprise Edition
    • SQL Server 2005 SP2
    • Banco de Dados Interno do Windows

Nota

Se nenhuma das versões com suporte do SQL Server estiver instalada, o Assistente de Instalação do WSUS 3.0 SP2 instalará o Banco de Dados Interno do Windows.

Importante

O Windows Server 2008 R2 exige o WSUS 3.0 SP2. Se você instalar o Windows Server 2008 R2, deverá instalar o WSUS 3.0 SP2. Não instale o WSUS 3.0 SP1 no Windows Server 2008 R2.

O WSUS 3.0 SP2 não tem suporte para uso em servidores executando o SQL Server remoto no servidor front-end.

Pré-requisitos de Software da Console de Administração do WSUS

  • Um dos seguintes sistemas operacionais com suporte: Windows Server 2008 R2, Windows Server 2008, Windows Server 2003 SP2 ou versões mais recentes, Windows Small Business Server 2008 ou 2003, Windows Vista ou Windows XP SP2.
  • Microsoft .NET Framework 2.0 ou versões mais recentes.
  • Console de Gerenciamento Microsoft 3.0.
  • Microsoft Report Viewer Redistributable 2008.

Requisitos de Hardware do Servidor do WSUS

  • Tanto a partição do sistema quanto a partição em que você instalar o WSUS 3.0 SP2 devem ser formatadas com o sistema de arquivos NTFS.
  • Mínimo de 1 GB de espaço livre na partição de sistema.
  • Mínimo de 2 GB de espaço livre no volume no qual os arquivos de banco de dados serão armazenados.
  • Mínimo de 20 GB de espaço livre necessários no volume no qual o conteúdo está armazenado, 30 GB são recomendados.

Nota

O WSUS 3.0 SP2 não pode ser instalado em unidades compactadas.

Pré-requisitos de Configuração e Práticas Recomendadas para o Servidor do WSUS

Certifique-se de ter concluído as tarefas aplicáveis nesta seção antes de instalar o WSUS 3.0 SP2.

IIS

  • Se o IIS estiver sendo executado no modo de isolamento do IIS 5.0, a instalação falhará. Desabilite o modo de isolamento do IIS 5.0 antes de instalar o WSUS 3.0 SP2.
  • Se algum componente do IIS for instalado no modo de compatibilidade de 32 bits em uma plataforma de 64 bits, a instalação do WSUS 3.0 SP2 poderá falhar. Todos os componentes do IIS devem ser instalados no modo nativo em plataformas de 64 bits.
  • Os seguintes recursos do IIS devem ser instalados:
    • ASP.NET;
    • Windows Authentication (Autenticação do Windows);
    • Dynamic Content Compression (Compactação de Conteúdo Dinâmico);
    • IIS 6 Management Compatibility (Compatibilidade de Gerenciamento do IIS 6).

Nota

Para saber como instalar o IIS consulte o artigo Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 (pt-BR).

Permissões

As seguintes permissões são necessárias para os usuários e diretórios especificados:

1. A conta NT Authority\Network Service deve ter a permissão Full Control para as seguintes pastas para que o snap-in da Administração do WSUS seja exibido corretamente:
  • %windir%\Microsoft .NET\Framework\v2.0.50727\Temporary ASP.NET Files.
  • %windir%\Temp.

2. Confirme se a conta que você planeja usar para instalar o WSUS 3.0 SP2 é membro do grupo Administradores Locais.

Servidores Proxy

O WSUS 3.0 SP2 permite que um servidor proxy ofereça suporte somente a HTTP. Como melhor prática, configure um segundo servidor proxy que execute HTTPS usando a linha de comando (wsusutil configuresslproxy) antes de configurar o servidor do WSUS do Assistente de Configuração ou do Console de Administração.

Sites Executados na Porta 80

Se você tiver dois ou mais sites executados na porta 80 (por exemplo, o Windows SharePoint Services), exclua todos, exceto um deles, antes de instalar o WSUS. Se você não fizer isso, os clientes do servidor podem falhar na auto-atualização.

Programas Antivírus

Ao instalar o WSUS 3.0 SP2, talvez seja necessário desabilitar programas antivírus antes de poder executar a instalação com êxito. Depois de desabilitar o software antivírus, reinicie o computador antes de instalar o WSUS. Reiniciar o computador evita que os arquivos sejam bloqueados quando o processo de instalação precisa acessá-los. Depois que a instalação for concluída, certifique-se de reabilitar seu software antivírus. Visite o site do fornecedor de software antivírus para obter as etapas exatas para desabilitar e reabilitar o software e a versão antivírus.

Opção de Gatilhos Aninhados no SQL Server

Se você planeja usar um banco de dados do SQL Server como o armazenamento de dados do Windows Server Update Services, o administrador do SQL Server deverá verificar se a opção de gatilhos aninhados está ativada no servidor antes que o administrador do WSUS instale o WSUS 3.0 SP2. A opção de gatilhos aninhados é ativada por padrão; no entanto, ela pode ser desativada pelo administrador do SQL Server. A instalação do WSUS 3.0 SP2 ativa a opção RECURSIVE_TRIGGERS, que é específica do banco de dados. No entanto, ela não ativa a opção de gatilhos aninhados, que é global do servidor.

O IIS será reiniciado durante a Instalação do WSUS 3.0 SP2

A Instalação do WSUS 3.0 SP2 reiniciará o IIS sem notificação, o que pode afetar sites existentes em sua organização. Como prática recomendada, notifique antecipadamente as partes envolvidas sobre essa instalação. Certifique-se de que se o IIS não estiver em execução, a instalação do WSUS 3.0 SP2 o iniciará durante a instalação.

Requisitos de Sistema para Instalação do Cliente WSUS

Atualizações Automáticas, o software cliente do WSUS, pode ser instalado em qualquer um dos seguintes sistemas operacionais:

  • Windows Vista, Windows XP Professional RTM, SP1, SP2 ou versões mais recentes;
  • Windows 7;
  • Windows Small Business Server 2003, 2005 ou 2008;
  • Windows Server 2003 SP2 ou versões mais recentes;
  • Windows Server 2008 SP1 ou versões mais recentes;
  • Windows Server 2008 R2.

Instalando o WSUS 3.0 SP2

1 – Após verificar os requisitos de software e hardware para instalar o WSUS 3.0 SP2 conforme mencionado, o próximo passo é fazer o download do WSUS 3.0 SP2, o qual está disponível no site abaixo:

http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?displaylang=en&id=5216

Nota

Nesse artigo iremos instalar o WSUS 3.0 SP2 no Windows Server 2008 R2, então nesse caso iremos fazer o download do arquivo de instalação WSUS30-KB972455-x64.exe.

2 – Após o download ser concluído, dê um duplo clique no arquivo WSUS30-KB972455-x64.exe para iniciar a instalação. Será carregado o assistente de instalação conforme mostra a figura 1.1.

Figura 1.1

3 – Dê um clique no botão Next para continuar. Será carregada a página conforme mostra a figura 1.2.

Figura 1.2

4 – Na página Installation Mode Selection, clique em Full server installation including Administration Console se você quer instalar WSUS 3.0 SP2 sobre este servidor, ou clique em Administration Console only se você quer instalar somente a console de administração. Nesse artigo iremos instalar o WSUS 3.0 SP2 no servidor. Selecione a opção Full server installation including Administration Console e clique em Next. Será carregada a página conforme mostra a figura 1.3.

Figura 1.3

5 – Na página License Agreement, selecione a opção I accept the terms of the License agreement, e clique no botão Next para continuar. Será carregada a página conforme mostra a figura 1.4.

Figura 1.4

6 – Na página Select Update Source, você poderá informar onde serão armazenadas as atualizações. Se você marcar a caixa de seleção Store updates locally, as atualizações serão armazenadas no servidor do WSUS 3.0 SP2 onde você selecionará um local no sistema de arquivos para armazenar as atualizações. Se você não armazenar as atualizações localmente, os computadores clientes se conectarão ao Microsoft Update para obter as atualizações aprovadas. Selecione a opção Store updates locally e clique no botão Next para continuar. Será carregada a página conforme mostra a figura 1.5.

Figura 1.5

7 – Na página Database Options, selecione o software usado para gerenciar o banco de dados do WSUS 3.0 SP2. Por default, o Setup do WSUS 3.0 SP2 oferece para instalar o Windows Internal Database se o computador no qual você está instalando o WSUS 3.0 SP2 estiver executando um dos sistemas operacionais suportados. Se você não pretende usar o Windows Internal Database, você deve fornecer uma instância do SQL Server para o WSUS usar, clicando em Using an existing database server on this computer e digitando o nome da instância na caixa de texto. O nome da instância deve aparecer como <serverName>\<instanceName>, onde serverName é o nome do servidor e instanceName é o nome da instância do SQL. Nesse artigo como estamos utilizando o Windows Server 2008 R2, iremos utilizar o Windows Internal Database para gerenciar o banco de dados do WSUS 3.0 SP2. Clique no botão Next para continuar. Será carregada a página conforme mostra a figura 1.6.

Figura 1.6

8 – Na página Web Site Selection, especifique o site que será utilizado pelo WSUS 3.0 SP2. Se você deseja usar o Web site default do IIS na porta 80, selecione a opção Use the existing IIS Default Web site (recommended). Se você já tem um Web site na porta 80, você poderá criar um site alternativo sobre a porta 8530 selecionando a segunda opção. Nesse artigo, iremos utilizar a opção Use the existing IIS Default Web site (recommended). Clique no botão Next para continuar. Será carregada a página conforme mostra a figura 1.7.

Figura 1.7

9 – Na página Ready to Install Windows Server Update Services 3.0 SP2, revise as opções selecionadas e clique no botão Next. Será carregada a página conforme mostra a figura 1.8.

Figura 1.8

10 – Clique no botão Finish para concluir a instalação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s